quarta-feira, agosto 15, 2007

Elevado Ivo Silveira



Quem transita pela Av. Ivo Silveira no bairro Capoeiras, parte continental de Florianópolis, sofre com congestionamentos há anos. Uma “rótula” que na verdade é um quadrado tem a função de escoar o fluxo de veículos entre a Av. Ivo Silveira e a Rua Patrício Caldeira de Andrade.

Segundo o código nacional de trânsito brasileiro instituído pela Lei nº 9.503, de 23/09/97, capítulo III, art 29, item III: “quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem: a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela; b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela; c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor;” Ou seja, independente do volume de tráfego que a Av. Ivo Silveira estiver recebendo nos dois sentidos, o trânsito simplesmente não flui.

A partir desse problema a Prefeitura Municipal de Florianópolis licitou uma obra para a construção de elevado de 200 metros de comprimento, com vão de 50 metros e duas rampas de 75 metros cada uma. Orçada em R$ 4,491 milhões, a obra foi iniciada no dia 06 de março de 2006 pela empresa TEC Engenharia Catarinense Ltd e estava prevista a conclusão em um ano e seis meses.

Faltando pouco mais de um mês para o término desse prazo fica claro que a obra não será concluída no tempo estimado. Porquê?
A prefeitura admite atrasos. Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Geraldo Pauli, os atrasos ocorrem porque o governo antecipou repasses a outros municípios em razão da lei eleitoral. "Para continuar sendo paga no período, a obra tem que ter recebido a primeira parcela antes de 30 de junho de 2006", explica.

Com a primeira etapa concluída, mas com muito a ser feito, os transtornos continuam para quem transita na Av. Ivo Silveira, principalmente nos horários de pico.

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home